Playground para crianças: como ensiná-los a revezar na brincadeira
Matérias
Divulgue essa notícia

O desenvolvimento social de toda criança vai além da sala de aula ou do âmbito familiar e está presente nas brincadeiras. 

Claro que pais e professores podem trabalhar como guias das habilidades e emoções dos pequenos na hora de brincar no playground, afinal, ambos são figuras muito presentes na vida das crianças.

Numa simples brincadeira é possível observar como as crianças compreendem as situações sociais e interagem com os seus pares. Se bem direcionadas, isso pode contribuir com o crescimento emocional e social delas.

E esse desenvolvimento ocorre nas mais diferentes formas e faixas etárias. Por exemplo: as crianças de 3 a 4 anos começam se interessar em brincar com os colegas, mas tem certa dificuldade em equilibrar as emoções que aparecem numa atividade cooperativa. Já as de 7 a 8 anos não conseguem expressar bem emoções como raiva ou vergonha, por isso podem demonstrar algum tipo de agressão quando algo não sai do seu jeito.

Dois métodos práticos e fáceis para ensinar as crianças a se revezarem no playground

Sendo exemplo

Como diz a velha máxima: “as palavras movem; os exemplos arrastam”, ou seja, pouco adianta falar o tempo todo sobre alguma coisa. Dê primeiro o exemplo e as coisas vão começar a acontecer ao seu redor.

Elogios

Quando alguma atitude positiva ocorrer na brincadeira, elogie. Crianças são mais propensas a repetir comportamentos quando sabem que serão elogiadas.

Dicas para revezar nas brincadeiras no playground

Playground e atividades em equipe

Desafios em que as crianças precisam trabalhar em equipe são sempre muito bons. Por exemplo: Subir uma escada de cordas. Uma criança por vez. Isso vai envolver todos e exercitar a paciência dos demais.

Playground com tempo para brincar

Use um cronometro ou um relógio de parede ou qualquer outra forma que possa marcar a quantidade de tempo que cada criança (ou cada grupo) vai brincar no playground ou na atividade proposta.

O legal de um marcador de tempo grande é que as próprias crianças podem gerenciar o tempo.

O que fazer quando a criança tem dificuldade de revezar nas brincadeiras?

Mas e se mesmo ao usar esses métodos e dicas de revezamento a criança ainda assim não compreender a importância de revezar para que todos possam brincar?

Precisamos ter em mente que qualquer aprendizado leva certo tempo de adaptação, portanto, é natural dentro do processo de desenvolvimento que algumas crianças tenham mais dificuldade do que outras, podendo se recusar a se revezar. 

Quando isso ocorrer, Espere a Criança se Acalmar para que dê tempo para que ela compreenda as novas emoções e assimile o aprendizado.

E por falar nas Emoções, Redirecione-as em forma de solução. Para fazer isso, antes é importante identificar porque ele não quer revezar/compartilhar. Ao levantar o problema você conseguirá conduzir a criança a outro nível de aprendizado.


Divulgue essa notícia