Playground para crianças de 2 a 5 anos: como escolher?
Matérias
Divulgue essa notícia

Recentemente publicamos um post sobre como escolher Playgrounds para crianças de 5 a 12 anos. Hoje a gente dá dicas para os pequenos de 2 a 5 anos.

Sabemos que as diferentes idades exigem brinquedos para diferentes habilidades e atividades. Para os pequeninos o playground precisa ser divertido, colorido e criativo, como qualquer outro playground, mas também deve contar com uma estrutura com acessibilidade adequada a faixa etária.

Os pequeninos na faixa de 2 a 5 anos estão aprendendo a falar, se comportar, movimentar e interagir com os amiguinhos. 

Nessa fase, os pré-escolares procuram nas brincadeiras uma maneira de se conectar com o outro e, inconscientemente, melhorar o processo de desenvolvimento cognitivo e na resolução de problemas.

Outros dois pontos importantes são a comunicação e o desenvolvimento físico. No primeiro o playground possibilita às crianças uma brincadeira que pode ajudar a transmitir emoções e a descobrirem novas palavras que ajudem na comunicação com os demais. Já no segundo são as habilidades de alongar, agarrar, equilibrar é que estão em jogo no desenvolvimento muscular dos pequenos.

O que é importante observar em um Playground para crianças de 2 a 5 anos?

Como já afirmamos no início do texto, o playground para essa faixa etária deve contar com uma estrutura com acessibilidade adequada. Mas vamos especificar, de maneira resumida, os pontos principais.

Meios de acesso ao Playground

Para uma melhor movimentação dessa faixa de idade, e evitar a aglomeração, é importante que o brinquedo tenha muitas áreas de entrada e saída para que possam se movimentar livremente por todo o playground. 

Quais as melhores atividades para o playground para crianças de 2 a 5 anos?

Lembrando que qualquer playground, por mais que a segurança do brinquedo seja levada em conta na hora do projeto, se faz necessário monitorar as crianças para garantir que eles estejam usando-os corretamente.

Balanços

Os pequenos amam. Mas é bom saber que nessa faixa etária o equilíbrio ainda está em fase de desenvolvimento, portanto, é necessário que o assento do balanço seja seguro para que a criança se sinta confiante na hora de brincar.

Brinquedos de mola, gangorras e slide

São equipamentos seguros para brincadeiras sensoriais que permitem escolher o tema do brinquedo: carros, animais, tudo muito colorido e criativo. 

E aí, gostou da dica?

Esses são alguns exemplos, mas há uma variedade de projetos de playground para crianças pré-escolares. 
Fale com a gente clicando aqui. Nosso time de profissionais está à sua disposição para orçamentos e para pensar num playground que caiba no seu bolso e proporcione a melhor experiência para as suas crianças. 
 


Divulgue essa notícia