Como os playgrounds podem combater a obesidade infantil?
Matérias
Divulgue essa notícia

Um estudo do Ministério da Saúde estima que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade. 

Esta não é uma boa estatística, especialmente considerando todas as consequências negativas da obesidade infantil como: pressão alta, colesterol, diabetes, asma, dor nas articulações, doença hepática gordurosa, ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Além disso, discriminações são relatadas em crianças a partir dos 2 anos de idade, ou seja, os pequenos acabam sendo  vitimas de bullying, portanto, são frequentemente provocados, intimidados, estereotipados, e até marginalizados por seu estado.

A prevenção, claro, é a chave do sucesso no controle da obesidade. E as brincadeiras realizadas nos PLAYGROUNDS podem combater a obesidade de várias maneiras, ajudando a melhorar o bem-estar geral das crianças.

Lembrando que os playgrounds são espaços ideais para interações sociais, portanto, as crianças podem participar de jogos em grupo e conversar enquanto brincam perto umas das outras.

Especialmente para crianças que moram em apartamentos ou casas com espaço ao ar livre limitado, o playground pode ser o melhor lugar para os pequenos praticarem uma atividade física. E se divertindo!

Escorregadores, balanços e outros tipos de playgrounds acabam oportunizando a atividade física de diferentes grupos musculares, permitindo que as crianças façam um treino de corpo inteiro.

Dicas de como combater a obesidade infantil

A gente sabe que a prevenção é o melhor caminho no controle da obesidade, por isso, reunimos algumas dicas gerais de especialistas para ajudar quem está ou deseja entrar no processo.

Lembrando que o ideal é que um médico de sua confiança seja procurado para prescrever detalhes do seu tratamento.

● Siga uma dieta balanceada

● Exercite-se (em casa, na escola, no playground do condomínio)

● Coma no mínimo 400g de frutas, legumes e verduras ao dia

● Coma grãos como lentilhas, grão de bico e feijões regularmente

● Beba água.

● Durma no mínimo 8 horas ao dia

● Evite bebidas açucaradas (sucos de frutas, refrigerantes, leites aromatizados)

● Mastigue bem os alimentos
 


Divulgue essa notícia