Playgrounds ajudam crianças tímidas a se socializar
Matérias
Divulgue essa notícia

Olá, pessoal, tudo bem? Já escrevemos os mais variados benefícios que os playgrounds podem oferecer para as crianças. Hoje vamos apresentar como os playgrounds podem beneficiar crianças tímidas.

É isso aí! O playground é bastante útil para o desenvolvimento das habilidades sociais, afinal, é no parquinho que as crianças são crianças e se sentem mais confortáveis com as interações sociais. 

Três benefícios que os playgrounds podem oferecer para crianças tímidas

O mais importante de todas as dicas é dar tempo ao tempo e ser paciente, pois o processo para superar a timidez pode ser um pouco longo. Com um tempo de esforço, positivismo e encorajamento (sem exageros), o pequeno vai ganhar confiança e aos poucos melhorar suas habilidades sociais no playground.

1)    Playgrounds incentivam as habilidades sociais

Quando a criança está brincando no escorregador ou no balanço, por exemplo, ela pratica o revezamento e compartilhamento dos brinquedos com os amiguinhos. E, claro, a comunicação que vai fluir naturalmente durante as brincadeiras criativas e atrair os mais tímidos para o grupo.

2)    Exemplos positivos no playground

Durante as brincadeiras os pais podem encorajar os filhos sorrindo e interagindo naturalmente com outras crianças, portanto, sorria, seja positivo, aberto e encorajador não apenas com seu filho, mas com todos os pequenos que estiverem no playground.

3)    Incentive seu filho

Qual é o brinquedo preferido do seu filho quando ele está no playground? Incentive-o a começar a brincar na sua atividade favorita, assim, ele se sentirá confortável e naturalmente começará a interagir com outras crianças. 

O que é uma criança tímida?

Segundo o portal Direcional Escolas (A Revista do Gestor Escolar), muitas crianças são rotuladas como tímidas, e isso não é uma característica negativa, como muitos podem pensar. A timidez é um traço de personalidade, não uma falha, e se caracteriza principalmente pela falta de interação em ambientes novos ou vergonha em se conectar com pessoas desconhecidas.

Segundo o Instituto de Psicologia Aplicada é importante observar como é o comportamento do pequeno em comparação com o dos demais colegas. “Se, numa atividade em grupo, o nível de interação da criança é menor e ainda é acompanhado de ansiedade, tremores, calafrios ou estresse, há grandes chances da causa ser a timidez”, revela o texto publicado no portal.

Algumas medidas recomendadas para abordagem de retraimento social são as práticas desportivas e atividades físicas em geral – e aqui entra a importância do playground - e as atividades artísticas.


Divulgue essa notícia