A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil
Matérias
Divulgue essa notícia

Os sorrisos e os sons das crianças se divertindo proporcionam alegria aos pais, não é mesmo? O fato é que a brincadeira entre eles cria vínculos de amizade que podem perdurar para toda uma vida.

E não é só isso!

Além dos benefícios sociais, as brincadeiras oportunizam melhorias na saúde mental, física e emocional. E os PLAYGROUNDS escolares ou nos condomínios cooperam para a autoestima, habilidades de colaboração, de pensamento crítico e motora e são importantes para fortalecer o sistema imunológico.

Segundo especialistas, essas brincadeiras permitem que os pequenos se envolvam com o ambiente ao seu redor e com outras crianças em um contexto divertido. Isso permite que eles explorem ideias e diferentes maneiras de se comportar, testando seus limites e crescendo no processo.

Quer mais?

Confira outros benefícios das brincadeiras no desenvolvimento infantil

O ato de brincar também APROXIMA AS CRIANÇAS DOS PAIS. Sim, porque nem sempre elas querem brincar apenas com os amigos. Às vezes, eles querem se divertir com seus pais. Quando pais e filhos compartilham detalhes de uma brincadeira em um playground, isso ajuda a produzir um forte vínculo emocional e um senso de confiança, como por exemplo, o de esperar/segurar a criança no final do escorregador.

E olha só que legal!

Os playgrounds ajudam nas habilidades de liderança. Uma criança pode ser muito boa em explicar as regras do jogo, ou outra excelente em organizar equipes ou montar uma pista de obstáculos. Brincar permite que crianças diferentes desenvolvam suas habilidades de liderança ao mesmo tempo em que outras desenvolvem as suas.


Divulgue essa notícia