A importância da imaginação e das brincadeiras no desenvolvimento infantil
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Você sabia que brincadeiras e jogos podem formar criança em futuros adultos capazes de produzir ideias?

E dentro desse processo a imaginação é essencial  durante a infância, ajudando as crianças a aprender muitas habilidades importantes ao longo da vida.

Segundo Richard Marx Held, que foi professor emérito de ciências do cérebro e cognitivas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, “a imaginação, como a inteligência ou a sensibilidade, ou é cultivada, ou se atrofia”.

Portanto, seja na escola, em casa ou em outros espaços, as crianças devem fazer uso da imaginação para as suas descobertas, afinal, brincar e imaginar são formas de construir a realidade e também falar sobre ela.

É por meio da criatividade, da imaginação e do brincar que os pequenos transformam elementos simples em uma atividade importante e, a partir dela, explora e vivencia questões sobre o mundo que a cerca.

Algumas brincadeiras simples , como usar um pano nas costas e fingir ser o superman, são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança. São atividades como essas que ajudam na resolução de problemas futuros. 

E aí, claro, não há limite para o que uma criança pode imaginar durante a brincadeira. Eles podem fingir salvar o mundo como um super-herói ou imitar os pais, professores ou outras profissões. 

O certo é que, o que eles imaginam durante a brincadeira e a interpretação, auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, criativas, físicas, linguísticas e de resolução de problemas. Nesse sentido, os playgrounds contribuem para que essas habilidades evoluam.

O que é imaginação?

Do latim imaginatĭo, imaginação é a faculdade de uma pessoa para representar imagens de coisas reais ou ideais. Trata-se de um processo que permite manipular a informação criada no interior do organismo (sem estímulos externos) para desenvolver uma representação mental.

A imaginação é nossa habilidade de produzir mentalmente imagens, ideias, pensamentos e até sentimentos que não existem na realidade e que não estão disponíveis a nossos sentidos. 

Para Elvira Souza Lima, consultora e especialista em Neurociência, Mídia e Educação, sem imaginar não criamos alternativas, nem para resolver problemas do dia a dia, nem para resolver complicados problemas de matemática. Imaginar desloca o pensamento. “Criança desenvolve a imaginação brincando, cantando, desenhando e fazendo de conta”, disse em um de seus posts no Facebook.
 


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